fbpx

A Importância dos Aceiros

Cuidado e Segurança
A Importância dos Aceiros

Os incêndios florestais e em áreas de preservação representam uma ameaça significativa para a natureza e as comunidades próximas. Nesse contexto, os aceiros desempenham um papel crucial na prevenção e no combate a esses incêndios.

Segundo Fernanda Haura, Coordenadora de Operações do Parque Vila Velha, “eles servem principalmente para auxiliar na contenção em caso de incêndio e facilitar o deslocamento para o combate”.

No Parque Vila Velha, a prevenção a incêndios é trabalho frequente, por isso são mais de 50 quilômetros de aceiros em linha reta, totalizando mais de 750 mil m2 na área do Parque.

Mas o que são os aceiros?

Os aceiros são faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo. São áreas estrategicamente planejadas e mantidas livres de vegetação combustível, como arbustos e árvores.

Eles desempenham um papel fundamental na prevenção de incêndios florestais. Ao criar essas faixas livres de vegetação, é possível interromper a propagação do fogo, impedindo que ele se alastre para áreas sensíveis ouhabitadas.

Em caso de incêndio, os aceiros servem como barreiras naturais, auxiliando na contenção do fogo, por isso é tão importante mantermos sua manutenção em dia. Ao limitar sua propagação, os aceiros permitem que as equipes de combate tenham um ponto de partida mais seguro e eficiente para controlar as chamas.

A manutenção adequada dos aceiros é essencial para garantir sua eficácia. É necessário realizar a limpeza periódica, removendo o acúmulo de material combustível, como gramíneas, folhas secas e galhos, para que os aceiros mantenham sua função de prevenção e contenção.

Em suma, eles desempenham um papel essencial na proteção contra incêndios florestais, ajudando a prevenir a propagação do fogo, facilitando o combate e protegendo a natureza e as comunidades próximas. Como destacado por Fernanda Haura, Coordenadora de Operações do ParqueVila Velha, é fundamental investir na criação (quando necessária) e na manutenção constante dessas faixas de proteção. Dessa forma, conseguimos manter em segurança os talhões de campos nativos e florestas do Parque em caso de incêndios com origem desconhecida, haja visto que a rodovia e a ferrovia passam por dentro desta Unidade de Conservação.

Veja também

23/02/2023

Parque Estadual de Vila Velha oferece promoção para torcedores de Operário e Coritiba

Em final de semana marcado por jogo entre as tradicionais equipes, torcedores com a (...)

12/04/2022

Parque Vila Velha teve atrações de Páscoa, que foram desde a visita do Coelho, caça aos ovos, recreação, ação solidária e Caminhada Noturna

Uma Páscoa de aventura. Essa foi a proposta do Parque Estadual de Vila Velha. (...)

26/02/2021

Parque Vila Velha fecha temporariamente em cumprimento às novas determinações governamentais

Em cumprimento às medidas restritivas anunciadas pelo Governo do Paraná, o Parque Vila Velha (...)