fbpx

A observação de pássaros no Parque Vila Velha

Diversidade
A observação de pássaros no Parque Vila Velha

A observação de pássaros é uma prática importante para as pessoas, bem como para a preservação ambiental. 

Para a sociedade, a observação dos pássaros traz dados importantes sobre o bioma de uma determinada região, alterações climáticas e econômicas.

Já para aquele que pratica a observação de pássaros, ela traz, além da paz de espírito, uma melhora no condicionamento físico e mental. Aprendendo a ter paciência e perseverança. 

Quando falamos de conservação de um espaço natural, sempre pensamos em vegetação, flora, no entanto, a fauna também faz parte. Ela tem um papel central na manutenção de florestas, campos e outros tipos de vegetação. 

Com os dados colhidos por observadores é possível detectar o crescimento de uma espécie de pássaro, muitas vezes, em detrimento de outra. 

Podemos, por exemplo, entender como o progresso afeta regiões e populações de pássaros, que podem deixar um local que será adotado por outra espécie. 

Conexão com a vida selvagem

A prática de observação de pássaros é um ótimo meio de busca a conexão com a vida selvagem. 

É algo que não afeta o ambiente, pois os observadores contam com equipamentos capazes de mantê-los distantes dos magníficos pássaros de nosso país, como também acontece na região dos Campos Gerais, no Paraná.

Essa região é incrivelmente rica quando se fala em pássaros, contando com mais de 400 espécies.

No Parque Vila Velha, muitas dessas espécies podem ser observadas durante a visitação, de dia ou à noite, principalmente em nossas Caminhadas Noturnas. 

Nossos monitores podem indicar locais mais favoráveis à observação de espécies mais raras, e ainda desfrutar de um local seguro e sem perturbações. 

A observação de pássaros dentro de uma área de conservação como o Parque Vila Velha, proporciona uma ligação com a natureza, sem a preocupação quanto à estrutura: contamos com banheiros, lanchonetes, mirantes, monitores, transporte e uma fauna e flora exuberantes. 

Quer saber mais sobre nossa estrutura e nossos passeios? Clique aqui!

Você sabia que aqueles que investem na recreação em área de preservação e conservação, são aqueles que mais contribuem para a manutenção de parques como o Parque Vila Velha?

Observar pássaros e a natureza faz bem para a criançada

Cada vez mais vemos como as crianças têm passado mais tempo em frente a telas interativas. Elas brincam cada vez menos e passam grande parte do tempo de forma ociosa. 

Essa desconexão pode trazer problemas físicos, sociais e comportamentais para as crianças. 

A observação de pássaros, em um ambiente seguro e controlado, além de ser uma atividade barata, pode garantir horas de diversão em família. 

A ideia de conservação é algo que precisa ser passado de geração em geração, com atividades como a observação de pássaros, mais crianças podem vir a ser potenciais mantenedores do meio ambiente. 

E então, que tal vir dar uma olhadinha em nossos andorinhões? Adquiria já o seu ingresso pelo site www.parquevilavelha.com.br ou diretamente no local. 

Mais informações podem ser obtidas nas redes através do @parquevilavelha.

Veja também

09/08/2022

Aniversariante não paga entrada no Parque Vila Velha

Ação tem como objetivo estreitar relação entre homem e natureza em um dia de (...)

06/12/2022

Você conhece o nosso programa Aterro Zero?

Você sabia que nenhum resíduo produzido aqui no Parque é descartado em aterros sanitários? (...)

22/04/2021

Ação solidária vai arrecadar alimentos para famílias carentes do Jardim Vila Velha

A partir desta sexta-feira, dia 23, moradores de Ponta Grossa, turistas e viajantes de (...)