Apesar de distante das duas Furnas mais profundas do parque, a Lagoa Dourada é considerada uma Furna assoreada e está integrada às demais pelas águas subterrâneas. Mas, por ser menos profunda e com grande abertura, suas águas cristalinas formam uma grande lagoa cuja superfície reflete o verde de suas margens, o azul do céu e o dourado do sol de uma forma única e encantadora.
Sua profundidade pode ultrapassar a 05 metros (nível que foi possível sondar). Os estudos sobre seu preenchimento sedimentar revelam importantes informações sobre as mudanças paleoflorísticas, paleoambientais e paleoclimáticas na região. Isso ocorre pelo fato dela se situar numa área de transição da zona climática subtropical para a tropical, na qual coexistem ecossistemas diferenciados (Mata de Araucária, Campos Limpos e Cerrado).
É um verdadeiro aquário natural, cheio de vida, habitat para centenas de peixes de diferentes espécies e refúgio para muitas aves. Além de um importante criadouro, nosso santuário foi batizado com esse nome porque seu espelho d’água reflete diferentes tons do azul do céu e do dourado do sol, especialmente nos fins de tarde, oferecendo um espetáculo diferenciado da natureza.