fbpx

Conheça a Lagoa Dourada, o aquário natural do Parque Vila Velha

Diversidade
Conheça a Lagoa Dourada, o aquário natural do Parque Vila Velha

A Lagoa Dourada é um dos três atrativos naturais que compõem o passeio completo pelo Parque Vila Velha. Aos olhos dos visitantes, ela é um aquário natural com águas cristalinas que abriga milhares de peixes. Mas, ela não é só isso. Chamada apenas por “Lagoa” no passado, a Furna, que foi assoreada com os sedimentos trazidos pelo rio Guarabiroba, possui mais de 11.170 anos e é a mais antiga do parque. Por isso, ela carrega em seus sedimentos a história de cinco períodos hidrológicos distintos.

A hidrologia estuda os três estados da água – sólido, liquido e gasoso – e serve para descobrir características climáticas da Terra em diferentes épocas. A análise dos sedimentos da Lagoa Dourada permitiu saber que o parque passou por um período árido há 11 mil anos. Depois disso, houve uma melhora climática por volta de 8 mil anos atrás e, na sequência, vieram condições climáticas mais amenas, que propiciaram o início da expansão florestal com Araucária e que predomina até os dias de hoje.

Dessa forma, é possível concluir que a Lagoa Dourada sempre foi rasa, de água doce e com abundante suprimento de oxigênio dissolvido, ou seja, com condições favoráveis à vida.

Abastecida pela bacia hidrográfica do complexo Furnas, a Lagoa Dourada possui 200 metros de diâmetro, 5,4 metros de lâmina de água e profundidade total conhecida de pelo menos 36 metros. A Lagoa oferece uma dieta completa para os peixes que utilizam o local para se alimentar antes da desova, período que antecede a época migratória.

As espécies de peixes que habitam a Lagoa também são diversas, desde indivíduos pequenos até exemplares de grande porte, como é o caso da Tabarana (salminus hilarii), que pode alcançar até 50 centímetros de comprimento.

Acesse as redes sociais do parque, Facebook, Instagram e Pinterest.

Veja também

14/09/2021

Parque Vila Velha comemora os 198 anos de Ponta Grossa com presente para moradores da cidade

Para celebrar o aniversário de 198 anos de Ponta Grossa, o Parque Vila Velha (...)

04/11/2020

Bicicleta, natureza e aventura. Conheça o Cicloturismo do Parque Vila Velha

Um passeio de bicicleta com natureza e aventura por 22 km entre os caminhos (...)

16/08/2023

Seja protagonista: Celebre 70 anos de histórias e memórias do Parque Estadual de Vila Velha!

O Parque Estadual de Vila Velha está se preparando para um marco incrível: seu (...)