Os nossos Arenitos começaram a se formar há 300 milhões de anos, após a compactação e endurecimento de frequentes camadas de areia, quando a região do parque estava próxima ao Polo Sul e o mundo era formado por um grande continente chamado Gondwana. Essas rochas possuem tom rosado devido ao cimento ferruginoso (óxido de ferro), o que determina também a existência de formações com diferentes resistências à erosão.
Ao longo dos anos, os Arenitos foram esculpidos pela ação da natureza, sobretudo das águas, do calor e da atividade orgânica. Por isso, possuem diferentes formas que nos fazem viajar na criatividade. Olhar para as variadas formações rochosas e imaginar quais figuras representam ou com quais animais se parecem é retornar à infância, assim como encontrar figuras em meio às nuvens do céu. Pare, contemple, observe e deixe a sua imaginação viajar!
Os Arenitos são o ponto de partida dos nossos passeios. Traga sua câmera fotográfica ou celular para registrar as melhores fotos, repelente para não se incomodar com os insetos e filtro solar para se proteger dos raios solares. Também fazemos passeios noturnos para contemplar a lua e as estrelas, saiba mais aqui.