Parque Vila Velha é fundamental para proteger a Mata Atlântica, bioma em que vive a maior parte da população do Brasil
Unidade de Conservação abriga obras esculpidas pelo tempo em mais de 400 milhões (...)
Que o nosso querido Parque Estadual de Vila Velha é uma verdadeira sala de aula a céu abeto, você já sabe. Tanto é que nossas portas estão sempre abertas para receber estudantes de todos os níveis, desde a educação infantil até a graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados, mas quer ver como a gente pode se tornar fonte de suas pesquisas?
Com a palavra, Mateus Alexandre, estudante da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, e funcionário do Parque Vila Velha.
Como parte de sua dissertação de mestrado, no programa de Biologia Evolutiva da UEPG, Mateus desenvolveu um projeto sobre as epífitas do Parque Vila Velha. Ao longo da pesquisa, ele percebeu que não havia muitos dados disponíveis sobre a flora do Parque e, por conta disso, ele mesmo foi a campo e coletou dados que foram catalogados e transformados em informações que hoje estão disponíveis lá na UEPG.
O trabalho de Mateus começou em 2021 e finalizou em fevereiro e 2024. Foram três anos de intensa pesquisa para disponibilizar a toda a população informações valiosas sobre as epífitas.
“Epífitas são plantas que crescem em cima das árvores, elas não são parasitas, mas usam a arvore como substrato para seu desenvolvimento.
Foram identificadas 85 espécies de epífitas no Parque Estadual de Vila Velha. Dessas espécies, as que estavam floridas foram coletadas e depositadas no herbário da UEPG. Durante toda a pesquisa, minha observação se baseou em características mais ecológicas, como por exemplo o perfil da planta, seu ciclo de vida e onde ela estava localizada. Temos agora um vasto material que também ajuda a contar a história do Parque”, destaca Mateus.
Legal, né?
Agora que você já sabe que valorizamos as relações com a comunidade estudantil, aproveite e venha você também descobrir o Parque Vila Velha de uma maneira diferente!
Traga a sua escola!
Faça já o seu agendamento.
As visitas são acompanhadas por um guia de turismo profissional, devidamente credenciado no Parque ou por um condutor do Parque. O agendamento pode ser realizado pelo site, ou informações a respeito de valores pelo e-mail atendimento@45.148.96.40.
Unidade de Conservação abriga obras esculpidas pelo tempo em mais de 400 milhões (...)
Atividades que resgatam as brincadeiras tradicionais fazem parte da programação que vai de 6 (...)
Além do contato estreito com a natureza, seu passeio pode ser realizado com total (...)