fbpx

Epífitas do Parque Vila Velha são material de estudo de mestrado

Cultura
Epífitas do Parque Vila Velha são material de estudo de mestrado

Que o nosso querido Parque Estadual de Vila Velha é uma verdadeira sala de aula a céu abeto, você já sabe. Tanto é que nossas portas estão sempre abertas para receber estudantes de todos os níveis, desde a educação infantil até a graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados, mas quer ver como a gente pode se tornar fonte de suas pesquisas?

Com a palavra, Mateus Alexandre, estudante da UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa, e funcionário do Parque Vila Velha.

Como parte de sua dissertação de mestrado, no programa de Biologia Evolutiva da UEPG, Mateus desenvolveu um projeto sobre as epífitas do Parque Vila Velha. Ao longo da pesquisa, ele percebeu que não havia muitos dados disponíveis sobre a flora do Parque e, por conta disso, ele mesmo foi a campo e coletou dados que foram catalogados e transformados em informações que hoje estão disponíveis lá na UEPG.

O trabalho de Mateus começou em 2021 e finalizou em fevereiro e 2024. Foram três anos de intensa pesquisa para disponibilizar a toda a população informações valiosas sobre as epífitas.

“Epífitas são plantas que crescem em cima das árvores, elas não são parasitas, mas usam a arvore como substrato para seu desenvolvimento.

Foram identificadas 85 espécies de epífitas no Parque Estadual de Vila Velha. Dessas espécies, as que estavam floridas foram coletadas e depositadas no herbário da UEPG. Durante toda a pesquisa, minha observação se baseou em características mais ecológicas, como por exemplo o perfil da planta, seu ciclo de vida e onde ela estava localizada. Temos agora um vasto material que também ajuda a contar a história do Parque”, destaca Mateus.

Legal, né?

Agora que você já sabe que valorizamos as relações com a comunidade estudantil, aproveite e venha você também descobrir o Parque Vila Velha de uma maneira diferente!

Traga a sua escola!

Faça já o seu agendamento.

As visitas são acompanhadas por um guia de turismo profissional, devidamente credenciado no Parque ou por um condutor do Parque. O agendamento pode ser realizado pelo site, ou informações a respeito de valores pelo e-mail atendimento@parquevilavelha.com.br.

Veja também

17/07/2023

Dia do Protetor das Florestas

Que as florestas são muito importantes não só para a natureza, mas também para (...)

09/06/2022

Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado no Parque Vila Velha durante o final de semana

Desde 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) e diversas outras entidades promovem ações (...)

03/11/2022

Pedalar no Parque Vila Velha é muito mais do que legal

Além do contato estreito com a natureza, seu passeio pode ser realizado com total (...)