fbpx

Mente sã, corpo são

Dicas
Mente sã, corpo são

Atividades de aventura contribuem para a saúde do corpo e da mente

Atividades de aventura fazem bem para o corpo e a mente, e estudos podem comprovar aquilo que é vivenciado na prática. Para ir mais a fundo ao assunto, conversamos com a fundadora e idealizadora da empresa Niké Gestão Humanista, a psicóloga Andressa Bach. Ela explicou de que maneira os benefícios dessas atividades são observados nas pessoas.

Vale destacar que a Niké é responsável pelo Niké Experience Vila Velha, uma experiência de treinamento vivencial no Parque Vila Velha.

Confira a entrevista!

Quais os benefícios das atividades de aventura para o corpo e mente?

Andressa: As atividades de aventura promovem diversos benefícios, tanto para o corpo, quanto para a mente. O nosso corpo produz endorfina durante essas atividades, que ajudam a combater o estresse, por exemplo, diminuindo a ansiedade. Atividades que combinam exercício físico e adrenalina podem contribuir para a pressão arterial, pois mantém os níveis dos batimentos cardíacos considerados saudáveis. Além disso, pode contribuir para a sensação de prazer e relaxamento, ao mesmo tempo que estimula a superação de imites. E, sem dúvidas, traz experiências novas e marcantes para o cérebro.

De que maneira as pessoas podem interagir e conhecer umas às outras quando realizam atividades de aventura em grupo?

Andressa: A interação entre as pessoas que participam de atividades de aventuras costuma ser intensa e verdadeira, pois uma pessoa estimula a outra a superar os desafios. Desta maneira, favorece o desenvolvimento da solidariedade e espírito de cooperação entre os participantes, fatores que contribuem para o estreitamento de laços de confiança. Nos trabalhamos que realizamos com empresas, observamos que a colaboração e incentivo mútuo surgem com frequência, estimulando, também, a sensação de conquista entre o time.

Atividades de aventura, que colocam à prova as capacidades das pessoas e as faz ultrapassar limites pessoais, contribuem de que forma para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano?

Andressa: Reforçam a autoestima e autoconceito, pois, através da superação dos seus próprios limites, os participantes reconhecem novas capacidades e confiam mais em si mesmos. Isso estimula o desenvolvimento da inteligência emocional, competência fundamental para a vida pessoal e profissional. As atividades também ampliam a capacidade dos participantes para tomar decisões sob pressão. Ainda, praticam a atenção e consciência, pois aventuras geralmente envolvem situações que geram percepções de riscos e os participantes precisam estar com a atenção completamente voltada para a atividade que estão realizando. 

Como as atividades de aventura podem impactar positivamente a saúde física e mental das pessoas? Há alguma atividade que seja especificamente benéfica?

Andressa: Como apontando anteriormente, as atividades de aventura impactam significativamente de maneira positiva a nossa saúde física e mental, além de contribuir para o fortalecimento de relacionamentos e interações sociais. As atividades de aventura mais benéficas são aquelas praticadas na natureza, como acontece no Parque Vila Velha. O contato com a natureza também promove benefícios para a nossa saúde de maneira global. Assim, aliar as atividades de aventura e natureza produz impacto significativa em nossa qualidade de vida. 

Quais os principais benefícios mentais que as atividades de aventura podem proporcionar? Existem estudos que comprovem esses benefícios?

Andressa: Sim, esse é um tema bastante estudado na atualidade. Existe, inclusive, uma terminologia para o estudo dessa área, AFAN, que significa Atividades Físicas de Aventura na Natureza (termo utilizado pela primeira vez em 1995 por Betrán, um dos grandes pesquisadores do tema). Os estudos realizados por este e outros estudiosos corroboram com a percepção sobre os benefícios que essas atividades trazem para a saúde e qualidade de vida. Como evidencia Sandoval Villaverde “a experiência de lazer, especialmente aquelas práticas corporais de aventura na natureza, pode-se configurar como um espeço-tempo fértil para o exercício de novas formas de ser e de relacionar, o que pode abrir caminhos para outras condutas éticas e formas de amizades mais livres e criativas”. Ou seja, são atividades que vão estimular não somente uma vida física e mental mais saudável, mas, também, o desenvolvimento de relacionamentos mais saudáveis. Então, quando falamos desta prática, estamos falando do desenvolvimento da saúde global do ser humano. 

Este serviço está à disposição de qualquer empresa no Parque Vila Velha. Para solicitar um treinamento, basta entrar em contato pelo e-mail relacionamento@parquevilavelha.com.br e solicitar um orçamento personalizado.

Veja também

28/12/2022

A observação de pássaros no Parque Vila Velha

A observação de pássaros é uma prática importante para as pessoas, bem como para (...)

09/03/2021

Parque Vila Velha funcionará em horário diferenciado nesta semana

A partir desta quarta-feira (10), o Parque Vila Velha funcionará em horário diferenciado, atendendo (...)

24/08/2022

Já imaginou percorrer o Parque Vila Velha a bordo o seu veículo?

Driving Experience permite ao visitante fazer um tour no Parque Vila Velha Já pensou (...)