; Parque Vila Velha Paraná | Turismo perto de Curitiba

Somos o primeiro Parque Estadual criado no Paraná, em 1953, pela Lei Estadual nº1.292. Alguns anos depois, em 1966, fomos tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Hoje, somos uma concessão do Governo de Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa da Soul Parques.

Existimos para oferecer experiências únicas de contato com a natureza e promover a conscientização ambiental.

Aqui, é o lugar perfeito para quem gosta da natureza, pois oferecemos experiências únicas de lazer. Você encontra uma infraestrutura turística moderna e sustentável, com as melhores atrações de aventura e de contemplação da natureza, que oferecem diferentes experiências de diversão e aprendizagem aos visitantes de todas as idades.

Parque Vila Velha Paraná
Play

Somos uma das mais importantes unidades de conservação ambiental do Brasil, com uma história recheada de curiosidades e um presente repleto de atrações e diversões.

Onde ir no Paraná
Passeio turístico romântico para casais no Paraná
Passeio turístico no paraná para crianças onde ir com os pequenos
Por do Sol Lindo com passaro
Onde ir perto de Curitiba
Lagoa agua transparente perto de Curitiba
Cachoeiras no Paraná perto de Curitiba
Furnas Paraná
O atrativo turístico mais bonito do Paraná
Natureza no Paraná onde ir
Árvore bonita no Paraná
Passaros voando revoada
Natureza no paraná
Formatos diferentes dos arenitos
Caminho lindo no meio da natureza
Revoada de passaros
Parque Vila Velha no Paraná
Flor linda
O parque mais interessante do Paraná
Arenitos no Paraná
Caminho bonito Como chegar no parque vila velha
Árvores lindas
Beleza natural do Paraná
O Parque Vila Velha fica perto de Curitiba
O que fazer no Paraná
Cachoeira perto de Curitiba
Diversao com natureza e aventura no parana turismo onde ir com os amigos
Natureza perto de Curitiba

Somos o único Parque do Brasil onde o visitante pode caminhar pelas trilhas dos Arenitos, formações rochosas milenares, ao mesmo tempo que se aventura nas Furnas, grandes cavernas verticais com rica vegetação em seus paredões e lagos azulados em suas bases, e contempla a Lagoa Dourada, com vida aquática protegida por suas águas cristalinas, que refletem a luz do sol, oferecendo um espetáculo magnífico aos seus visitantes.

Esse conjunto de maravilhas naturais embelezam e compõe mais de 38 km2 de pura biodiversidade, com uma infraestrutura turística moderna e sustentável, oferecendo a você uma experiência memorável de contato com a natureza. Para ajudar a preservar tudo isso, temos algumas regras de visitação importantes e que você precisa conhecer, clique aqui.

Essa oportunidade de se conectar com o meio ambiente de maneira consciente, diversa e encantadora você encontra aqui, no Parque Vila Velha, pertinho de Curitiba, no Paraná.

Perguntas Frequentes

O Parque Vila Velha fica perto de Curitiba?

Sim! Estamos localizados em Ponta Grossa, pertinho da capital, cerca de 90km de distância. O trajeto pode ser feito em 1h.

Como chegar no Parque Vila Velha?

Para vir de carro: saindo de Curitiba, pegue a BR 376 sentido Ponta Grossa. Ao chegar próximo ao parque você já começa a avistar os arenitos da rodovia. É só seguir as placas. O trajeto tem pouco menos de 90 km e pode ser feito em 1h. A estrada é ótima. Lembrando que o trajeto possui dois pedágios.

De ônibus: a Viação Princesa dos Campos faz a rota Curitiba – Ponta Grossa com parada em frente ao parque (que fica na rodovia, praticamente no meio do nada). Existem vários horários saindo de Curitiba e o trajeto dura, em média, 2 horas e 5 minutos de viagem. Mas, na volta à Curitiba ele só para em frente ao parque às 15h15. Passagem a partir de R$43 (só ida).

Dica: Se você estiver em duas ou mais pessoas, a opção mais prática e econômica para chegar ao Parque Estadual de Vila Velha é de carro. 

Quais os cuidados em relação a Covid-19?

São diversas as ações, como o uso obrigatório de máscara em nossas dependências, distanciamento, totens de álcool em gel disponíveis por todas as aéreas e constante higienização dos ambientes. Esperamos você aqui com todo o cuidado!

Confira em nosso blog mais sobre o assunto.

Qual o horário de funcionamento do Parque Vila Velha?

O horário de entrada é de quarta à segunda-feira, das 09h às 15h30. Porém, para que seja possível a contemplação de todos nossos atrativos naturais aconselhamos que chegue ao Parque até às 13h30.

A permanência no local pode ser até 17h. Nas terças, ficamos fechados para manutenção.

Consigo ver todas as atrações em apenas um dia?

Você pode conhecer uma parte do nosso parque em um dia, mas ele todinho, não. Se possível, programe mais de um dia para conhecer todas as nossas belezas! 😉