Primavera colore o Parque Vila Velha e encanta visitantes!

Diversidade
Primavera colore o Parque Vila Velha e encanta visitantes!

“Na primavera, calmaria. Tranquilidade, uma quimera. Queria sempre essa alegria. Viver sonhando, quem me dera.” Esse é o trecho dedicado à Primavera na música As Quatro Estações, eternizada na voz da dupla Sandy & Júnior. Apesar da maioria dos fãs só decorar e lembrar outro trecho da música – “outono é sempre igual, as folhas caem no quintal” –, essa canção também relata a beleza da Primavera, que começa oficialmente hoje, 22 de setembro. Nesta estação, o cenário do Parque Vila Velha fica pontuado de cores, criando paisagens de sonho.  

Já nos últimos dias do Inverno, centenas de espécies florais começam a desabrochar no parque com a chegada da nova estação. Uma das espécies mais visíveis aos olhos dos visitantes nesta época é o Lírio (hippeastrum psitacinnum Herb). No parque, a espécie pode ser vista nas áreas de afloramentos dos Arenitos e nos campos abertos. Considerada rara, a flor é muito utilizada de forma ornamental por suas flores vistosas. Uma parte do caule (bulbo) pode apresentar propriedades tóxicas e o suco das raízes são excitantes e laxativos.  

Outra planta que também começa a colorir o parque nesta época é a Jacarandá (jacaranda puberula Cham). Com flores grandes e roxas, elas são acompanhadas de folhas de até 25 centímetros de comprimento e podem ser vistas na Trilha Principal dos Arenitos. Os arbustos chegam a alcançar até 8 metros de altura e 80 centímetros de diâmetro.  

O sucesso na florada deste ano também se deve ao controle de plantas exóticas realizado em agosto no parque. Com a queima das espécies invasoras, que empobrecem o solo, as espécies nativas voltam a ter espaço e um ambiente favorável de recuperação e crescimento. Fato visível para quem visitar o parque nas próximas semanas.  

Para ver de pertinho essas belezas naturais que estão colorindo o Parque Vila Velha, adquira já o seu ingresso e faça sua visita. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site do parque ou na hora da visita, na bilheteria do local.   

Acesse as redes sociais do parque, Facebook, Instagram e Pinterest.

Veja também

14/07/2021

Corrida na Roça tem três etapas e está no calendário turístico de PG

Evento completa 5 anos em Ponta Grossa, entra para o calendário de eventos municipais (...)

09/03/2021

Parque Vila Velha funcionará em horário diferenciado nesta semana

A partir desta quarta-feira (10), o Parque Vila Velha funcionará em horário diferenciado, atendendo (...)

02/09/2021

Em um ano, desde a sua reabertura, o Parque Vila Velha recebeu quase 60 mil visitantes

Desde a sua reabertura, no dia 4 de setembro de 2020, após seis meses (...)