As Lendas e histórias sobre os Arenitos do Parque Vila Velha
Muitas histórias e lendas giram em torno das formações rochosas, conhecidas como Arenitos, presentes (...)
Caminhada noturna do Parque Vila Velha mostra ao visitante o céu de uma maneira jamais vista
Os amantes do céu estrelado encontram no Parque Vila Velha o passeio perfeito para admirar as estrelas de uma maneira jamais vista. A Caminhada Noturna no Parque Vila Velha acontece em datas específicas e oferece uma experiência ímpar.
Iniciada no centro de visitantes, a caminhada parte de uma apresentação da equipe e instrução dos visitantes quanto às melhores práticas para o aproveitamento do evento.
Em seguida, inicia-se a caminhada até a trilha dos Arenitos. Durante esse percurso, são demonstrados conceitos de astronomia com uma representação do Sistema Solar. Ao término dessa primeira etapa, os visitantes aprendem sobre as constelações e outros objetos visíveis naquela noite, bem como técnicas de observação visual dos astros.
A seguir, inicia-se a trilha dos arenitos, onde o visitante pode ver as silhuetas das formações rochosas e entender sobre o processo todo que deu origem ao parque, ao mesmo tempo que aprecia o contato com a natureza e a geologia exótica da região.
Durante o trajeto, todos ficam de olho no céu para mostrar ao visitante tudo o que tiver de interessante e visível à medida que o céu se renova com o nascimento de novos objetos ao leste. O que será visto em uma determinada noite é uma questão de oportunidade e depende da época do ano.
Também mostramos aos turistas peculiaridades biológicas da natureza, como os líquens fluorescentes.
Ao término da trilha dos arenitos, o visitante pode contemplar a vista da icônica taça de Vila Velha, enquanto aprende sobre a lenda dessa formação.
A visita tem fim quando os participantes retornam até o ponto de observação, próximo ao estacionamento, para utilizar o telescópio de 16 polegadas do parque e ver de pertinho o que houver de mais impactante no céu – planetas, nebulosas, aglomerados etc. Visitantes podem, ainda, ver de perto um verdadeiro meteorito lunar.
Ficou interessado?
Confira aqui as datas das próximas caminhadas, junte a sua turma e venha admirar as estrelas com a gente!
Colaborou Matheus Frare – Professor e Condutor da Caminhada Noturna
Muitas histórias e lendas giram em torno das formações rochosas, conhecidas como Arenitos, presentes (...)
Unidade de Conservação abriga obras esculpidas pelo tempo em mais de 400 milhões (...)
Depois de ensinar milhares de estudantes sobre Geologia, Biologia e História em suas excursões (...)