fbpx

Uma verdadeira jornada nas estrelas

Atrações
Uma verdadeira jornada nas estrelas

Caminhada noturna do Parque Vila Velha mostra ao visitante o céu de uma maneira jamais vista

Os amantes do céu estrelado encontram no Parque Vila Velha o passeio perfeito para admirar as estrelas de uma maneira jamais vista. A Caminhada Noturna no Parque Vila Velha acontece em datas específicas e oferece uma experiência ímpar.

Iniciada no centro de visitantes, a caminhada parte de uma apresentação da equipe e instrução dos visitantes quanto às melhores práticas para o aproveitamento do evento.

Em seguida, inicia-se a caminhada até a trilha dos Arenitos. Durante esse percurso, são demonstrados conceitos de astronomia com uma representação do Sistema Solar. Ao término dessa primeira etapa, os visitantes aprendem sobre as constelações e outros objetos visíveis naquela noite, bem como técnicas de observação visual dos astros. 

A seguir, inicia-se a trilha dos arenitos, onde o visitante pode ver as silhuetas das formações rochosas e entender sobre o processo todo que deu origem ao parque, ao mesmo tempo que aprecia o contato com a natureza e a geologia exótica da região. 

Durante o trajeto, todos ficam de olho no céu para mostrar ao visitante tudo o que tiver de interessante e visível à medida que o céu se renova com o nascimento de novos objetos ao leste. O que será visto em uma determinada noite é uma questão de oportunidade e depende da época do ano.

Também mostramos aos turistas peculiaridades biológicas da natureza, como os líquens fluorescentes. 

Ao término da trilha dos arenitos, o visitante pode contemplar a vista da icônica taça de Vila Velha, enquanto aprende sobre a lenda dessa formação.

A visita tem fim quando os participantes retornam até o ponto de observação, próximo ao estacionamento, para utilizar o telescópio de 16 polegadas do parque e ver de pertinho o que houver de mais impactante no céu – planetas, nebulosas, aglomerados etc. Visitantes podem, ainda, ver de perto um verdadeiro meteorito lunar.

Ficou interessado?

Confira aqui as datas das próximas caminhadas, junte a sua turma e venha admirar as estrelas com a gente!

Colaborou Matheus Frare – Professor e  Condutor da Caminhada Noturna

Veja também

02/09/2021

Em um ano, desde a sua reabertura, o Parque Vila Velha recebeu quase 60 mil visitantes

Desde a sua reabertura, no dia 4 de setembro de 2020, após seis meses (...)

12/07/2021

A CAMINHADA NOTURNA ESTÁ DE VOLTA!

A Caminhada Noturna do Parque Vila Velha está de volta. O passeio mais desejado (...)

30/10/2020

Tesouro escondido e romance proibido na cidade perdida de pedra

Lenda de Dhuí e Aracê Poranga fazem parte da história do Parque Vila Velha (...)