fbpx

Visitas de estudantes no Parque Vila Velha favorecem aprendizado e auxiliam pedagogicamente

Cultura / Notícias
Visitas de estudantes no Parque Vila Velha favorecem aprendizado e auxiliam pedagogicamente

Conhecimento adquirido na sala de aula alia-se ao cenário histórico proporcionando vivência ímpar

Quanto mais imersos no ambiente, melhor o aprendizado. Isso é fato.

Conhecer as nossas origens, os antepassados, quem habitou nossas terras e tudo aquilo que faz parte do nosso bioma e do cenário que hoje experimentamos, faz parte da nossa construção como seres humanos e pessoas conscientes.

A formação escolar é uma forte aliada no aprendizado, principalmente quando a história sai das páginas dos livros e das salas de aula e vai a campo, buscando explorar aquilo que foi visto dentro da escola.

Os limites das salas de aulas podem ser atravessados e o contato com a natureza dá sentido a tudo o que foi vivenciado e o conhecimento transmitido entre professor e aluno.

Por conta disso, o Parque Vila Velha incentiva as visitas escolares durante todo o ano, pois elas propiciam aos alunos o enriquecimento cultural, permitindo que vivenciem a teoria dos conteúdos ministrados em sala de aula na prática.

Uma viagem no tempo

Conhecer a origem, as mudanças que ocorreram durante mais de 300 milhões de anos, a separação dos continentes, o levantamento do terreno que fez a formação dos Arenitos soerguerem do solo é de extrema importância para o entendimento de como é a história da natureza e da humanidade.
No caso do Parque Vila Velha, é fundamental para a educação dos jovens ter conhecimento das histórias que os Arenitos carregam, e que até hoje encantam todos os visitantes.
O que antes era fundo do mar, hoje, 300 milhões de anos depois, encontra-se a uma altitude entre 794 e 916 metros acima dele, uma ligação histórica fantástica.
Além de viajar no tempo, conhecendo a história do passado, os estudantes podem ter contato com a diversidade da flora e da fauna paranaense.
No espaço, repleto de vegetação de várias espécies, coabitam serelepes, quatis, o lobo guará e também a onça suçuarana, além de centenas de aves.
Quanto mais cedo as crianças e adolescentes tiverem contato com a natureza, mais fácil fica a percepção e o entendimento da preservação e do equilíbrio do meio ambiente, além do uso racional dos recursos.

Se você deseja levar a sua escola até o Parque Vila Velha e proporcionar momentos únicos para seus alunos, faça já o seu agendamento.
As visitas são acompanhadas por um guia de turismo profissional, devidamente credenciado no Parque ou por um condutor do Parque. O agendamento pode ser realizado pelo site, ou informações a respeito de valores pelo e-mail atendimento@parquevilavelha.com.br.

Veja também

01/05/2022

Parque Vila Velha em parceria com a Prefeitura de Guarapuava levaram voo estacionário para o Parque do Lago

Ação arrecadou alimentos para doação em entidades beneficentes No domingo, 01 de maio, foi (...)

21/05/2021

Conheça o Lambari da Furna, espécie única no mundo que habita o Parque Vila Velha

Foto: Roberto Artoni Psalidodon aff. fasciatus. É complicado de ler e escrever, mas este é o (...)

30/08/2021

As Lendas e histórias sobre os Arenitos do Parque Vila Velha

Muitas histórias e lendas giram em torno das formações rochosas, conhecidas como Arenitos, presentes (...)