fbpx

Você conhece o nosso programa Aterro Zero?

Dicas
Você conhece o nosso programa Aterro Zero?

Você sabia que nenhum resíduo produzido aqui no Parque é descartado em aterros sanitários?

Na natureza, tudo se transforma, inclusive o lixo. O Parque Vila Velha conquistou em 2021 o selo Aterro Zero. Na prática, isso significa que todo o lixo gerado no Parque passa por um processo que analisa o tipo de resíduo gerado pelos visitantes e pela operação e estabelece um plano de gestão que garante que nenhum lixo produzido pelo parque seja jogado em aterro sanitário.

Muitos materiais são encaminhados para a reciclagem, e todo o processo tem foco no desperdício zero, gerando assim valor para os resíduos que o parque e seus visitantes produzem.

O Parque Vila Velha é o primeiro parque de uma unidade de conservação do país a conquistar o selo Aterro Zero.  O certificado é a garantia de que parque faz corretamente a coleta e destinação de todos os resíduos gerados por sua operação.

Toda a operação foi desenvolvida em parceria com a Kapersul Waste Management, empresa especializada no desenvolvimento de soluções completas e integradas de gestão de resíduo.

Um exemplo dessa gestão consciente de resíduos é o resultado da poda e manutenção das áreas verdes, que são usados como adubo natural, conforme o plano de manejo do parque.

Do total de resíduos, cerca de 60% são recicláveis (papel, metal, plástico e vidro) e 40% são resíduos orgânicos e rejeitos (material que não pode ser reaproveitado). Com o plano de gestão, os rejeitos do Parque Vila Velha estão sendo utilizados como combustível alternativo na produção de cimento, por coprocessamento. Os resíduos orgânicos estão sendo transformados em adubo pelo processo de compostagem. Os resíduos recicláveis são triados, classificados por tipologia e destinados para diferentes indústrias de transformação, retornando ao uso como matéria-prima ou novos produtos.

Em média, 1 kg de resíduo reciclável produz 0,7 kg de novos produtos.

O projeto prevê que uma parcela dos resíduos gerados pelo parque retorne, após processamento, como novos produtos, gerando uma economia circular. Parte desse processo já está acontecendo, pois todos os sacos de lixo usados dentro do parque são produtos reciclados.

Com o projeto Aterro Zero, o Parque Vila Velha elimina seu passivo ambiental, reduz em até 45% as emissões de CO2, minimiza impactos ambientais e contribui para a redução do uso de combustíveis fósseis.

Ficou interessado?

Venha ver de perto como funciona o programa e conheça tudo o que a gente tem para oferecer! Adquira já o seu ingresso e viva essa experiência ímpar.

A entrada pode ser garantida antecipadamente pelo site www.parquevilavelha.com.br ou diretamente no local.

Mais informações podem ser obtidas no site www.parquevilavelha.com.br e nas redes através do @parquevilavelha.

Veja também

14/09/2021

Parque Vila Velha comemora os 198 anos de Ponta Grossa com presente para moradores da cidade

Para celebrar o aniversário de 198 anos de Ponta Grossa, o Parque Vila Velha (...)

05/11/2020

Visitantes do Parque Vila Velha poderão contratar guias de turismo certificados para acompanhar o passeio

Os visitantes do Parque Vila Velha poderão contratar guias de turismo treinados pela Soul (...)

27/03/2023

Mente sã, corpo são

Atividades de aventura contribuem para a saúde do corpo e da mente Atividades de (...)