Você prefere passear olhando para o alto ou para baixo?

Diversidade
Você prefere passear olhando para o alto ou para baixo?

Tem muita gente que gosta de passear pelas trilhas dos Arenitos olhando para cima, para observar as formações rochosas milenares presentes no Parque Vila Velha. Mas outra riqueza do parque está no chão, às margens das trilhas, especialmente nos trechos onde o solo é mais arenoso. Isso porque é no solo que conseguimos ver as pegadas dos muitos animais que habitam no parque. Visualizar a pegada e identificar a espécie faz o passeio ficar ainda mais interessante e divertido.

Por isso, vamos ajudar você a identificar as pegadas que possivelmente irá encontrar no parque e contar um pouco mais sobre as espécies em questão. Bora lá?

Onça-Parda

A onça tem uma pegada quase idêntica à de um pet, típica de um felino. A pata possui sua almofada com um desenho similar a de um coração invertido, porém sem o 1/3 final (onde ficaria mais estreita), e com 4 dedos com um formato parecido com de uma gota.

Mas não precisa ficar com medo, a onça-parda tem hábitos noturnos. Este animal tem uma cor castanha e pode saltar do chão a uma altura de até 5,5 metros. Esta espécie pode medir até 150 centímetros (sem a cauda) e pesar entre 53 e 72 quilos. A onça-parda é um predador estritamente carnívoro, porém, generalista. Quando não encontra presas grandes, ela pode se alimentar de lagartos, aves ou insetos, por exemplo.

Cateto

O Cateto possui uma pata semelhante a um círculo repartido ao meio, com uma leve separação entre as duas partes, o lado interno da pata é reto e lado externo é abaulado (como uma circunferência). Uma característica marcante desta pegada, é um pequeno recorte no canto superior direito da pata direita.

Este animal é, normalmente, mais ativo no início da manhã e final da tarde. Pode ser que você o encontre no Parque Vila Velha! Ele mede de 84 a 106 centímetros de comprimento, fora a

cauda que tem em torno de 10 centímetros. Tem entre 30 e 50 centímetros de altura e pode pesar de 15 a 30 quilos. O corpo é castanho-acinzentado, com faixa branca no pescoço. O Cateto tem ótimo olfato, e usa deste recurso para encontrar alimentos como plantas verdes, raízes, frutos e sementes, além de pequenos vertebrados e invertebrados.

Veado Catingueiro

O Veado Catingueiro tem uma pata muito similar a dois pulmões. Ela é dividida em dois lados, assim como a do Cateto, com a parte interna reta e a parte externa abaulada, sendo a curvatura maior na base com um estreitamento para a extremidade superior.

O Veado possui hábitos diurnos e solitários e são vistos com frequência no parque. Entretanto, são tímidos e esquivos, pois são presas vulneráveis para predadores. Com a coloração que varia entre vermelho e o cinza, pode pesar até 25 quilos e medir entre 85 e 105 centímetros. É uma espécie herbívora, ou seja, alimenta-se basicamente de frutos, folhas e flores.

Quati

Já o Quati possui uma pata mais semelhante à de um felino. A almofada também lembra um coração invertido, porém, neste caso, é mais alargada e pode lembrar até mesmo um bumerangue. O Quati possui 5 dedos circulares e garras finas.

Este animal com hábitos diurnos e sociáveis, pode medir entre 46 e 66 centímetros de comprimento de corpo, além de ter uma cauda que varia entre 22 e 69 centímetros. O peso médio do Quati é de 4 kg, mas alguns indivíduos podem chegar até 11 quilos. O Quati é onívoro, alimenta-se de frutas, insetos, pequenos répteis, crustáceos, peixes, anfíbios e pequenos mamíferos.

Lobo-Guará

A pata do Lobo-Guará é bem específica. A almofada central é pequena e tem o formato de um triângulo, como uma paleta de violão, por exemplo, e os dedos são maiores e possuem um formato elíptico com pequenas garras.

Esta espécie tem hábitos noturnos. O Lobo-Guará pode atingir entre 95 e 115 centímetros de comprimento do corpo e pesar entre 20 a 36 quilos. É uma espécie carnívora generalista (onívora), varia sua dieta de acordo com a disponibilidade dos alimentos, sendo a maior parte do tempo composta por frutos, pequenos vertebrados, insetos e ovos, a raramente pode incluir presas como veados-campeiro, por exemplo.

Tatu galinha

A pegada do Tatu Galinha se assemelha realmente a de uma galinha. A pata direita é uniforme e com três dedos, dois nas extremidades e um no meio, formando uma espécie de coroa. A pegada esquerda é igual, porém não uniforme. Existe uma pequena lacuna entre a ponta do dedo extremo direito para o restante da pegada.

Este animal tem hábitos noturnos, uma cabeça pequena, focinho pontudo e orelhas grandes e estreitas. Mede aproximadamente 60 centímetros e pesa cerca de 5 quilos. A dieta do Tatu Galinha é composta de invertebrados, pequenos vertebrados, ovos, fungos, frutos, raízes e tubérculos.

Cutia

A Cutia tem uma pegada parecida com o do Tatu Galinha, porém uniforme nos dois lados. A pata direita possui 3 dedos e a esquerda 4 e também se assemelha à de uma galinha.

Esta espécie possui hábitos naturalmente diurnos. A Cutia pode medir entre 49 e 64 centímetros de comprimento e pesar de 1,5 a 5 quilos. Ela usa sempre as mesmas trilhas e áreas para dormir e comem frutos, brotos, sementes e raízes.

Acesse as redes sociais do parque, Facebook, Instagram e Pinterest.

Veja também

04/11/2020

Bicicleta, natureza e aventura. Conheça o Cicloturismo do Parque Vila Velha

Um passeio de bicicleta com natureza e aventura por 22 km entre os caminhos (...)

13/12/2021

Parque Vila Velha lança temporada 2022 da sua Caminhada Noturna com novidades

O Parque Vila Velha abre nesta segunda-feira (13) a venda antecipada de ingressos para a temporada 2022 (...)

02/09/2021

Distrito de Uvaia recebe pela primeira vez prova de corrida

A segunda etapa da Corrida na Roça 2021 já está com inscrições abertas e (...)