fbpx

Você sabia que a Caminhada noturna do Parque Vila Velha é realizada de acordo com a Lua?

Atrações
Você sabia que a Caminhada noturna do Parque Vila Velha é realizada de acordo com a Lua?

Sim! Aqui a gente caminha com a luz dos astros, e a nossa Caminhada Noturna é diretamente influenciada pela Lua…

As caminhadas são realizadas preferencialmente em noites de Lua nova e Lua cheia. Em quesito astronômico, dia de Lua nova é o ideal, pois ela não estará no céu ofuscando o resto dos possíveis alvos de observação, que são bem mais tênues. Em Lua nova pode-se observar muito mais estrelas, bem como objetos de céu profundo, como nebulosas (berçários de estrelas), galáxias,  aglomerados de estrelas e a própria Via Láctea. Em Lua cheia, o único diferencial é justamente poder enxergar a Lua de pertinho, em grande detalhe, pois o brilho dela impossibilita a observação de objetos de céu profundo. De resto, a observação de planetas é igual em ambos os eventos, no entanto, depende da época do ano e presença deles no céu. Legal, né?

De olho nos astros

Quem participa da Caminhada Noturna consegue observar a olho nu diversos astros, porém, isso depende muito da época do ano e das condições do céu.

É possível observar planetas, constelações de estrelas, a mancha da nossa própria galáxia cruzando o céu, nebulosas, galáxias vizinhas, em alguns casos, isso inclui a galáxia de Andrômeda: o objeto mais distante que o olho humano consegue enxergar a olho nu, aglomerados de estrelas, meteoros (estrelas cadentes), satélites artificiais (Hubble, ISS, entre outros)…

De olho no Pôr do Sol

Quem optar por participar a Caminhada Noturna, deve ficar atento ao relógio, pois ela é realizada horários distintos de início conforme a época do ano.

A caminhada inicia por volta de 20 a 30 minutos após o pôr do sol. Ao longo do ano, os horários de pôr e nascer do sol variam, seguindo as estações do ano, de modo que no inverno temos noites mais longas do que dias (caminhada começa mais cedo), e no verão dias mais longos que noites (caminhada começa mais tarde). Anotou?

Próximas datas

As Caminhadas Noturnas acontecem em datas específicas. Acompanhe o calendário para o primeiro semestre de 2024 e garanta já a sua vaga. Todas as datas caem em sábados.

20/04
18/05
25/05
15/06
22/06

Vem com a gente se aventurar!

Clique aqui e garanta seu ingresso.

Veja também

21/11/2023

Você sabia que a gente reutiliza a água da chuva?

Dizem que na natureza nada se perde, tudo se transforma! E nós, aqui do (...)

06/10/2020

HOG The One Curitiba: Parque Vila Velha foi o destino do grupo no retorno dos seus passeios

No último sábado (3), 43 motos do grupo HOG The One Curitiba, composto por proprietários de motos (...)

07/10/2021

Parque Vila Velha vai abrir no feriado de Nossa Senhora de Aparecida

O Parque Vila Velha vai abrir normalmente durante todo o feriado prolongado de Nossa (...)