fbpx

Você sabia que a gente reutiliza a água da chuva?

Sustentabilidade
Você sabia que a gente reutiliza a água da chuva?

Dizem que na natureza nada se perde, tudo se transforma!

E nós, aqui do Parque Estadual de Vila Velha, fazemos valer essa máxima. Você sabia que nós coletamos a água da chuva e a utilizamos em nossas dependências para limpeza?

Sim! Nós somos ambientalmente responsáveis.

Por que é importante captar a água da chuva? 

A população mundial cresceu muito nas últimas décadas e a água, como diz o velho ditado, se não cuidar, pode faltar. Por conta do aumento significativo da população, a captação e uso da água da chuva tornou-se uma alternativa super do bem para não sobrecarregar a utilização da água.

Em águas mundiais

Em vários países* o uso da água das chuvas é realidade a bastante tempo. Na Dinamarca, por exemplo, aproximadamente 25% do consumo das casas provém da água da chuva. Na Inglaterra, o Millennium Dome, uma arena multiesportiva, capta certa de 13.100 m³ de água da chuva por ano. Em países como a Alemanha e a Coreia do Sul, a prática de captar água de chuva está inserida no cotidiano das pessoas e das indústrias. Na Austrália, na cidade litorânea de Gold Coast, estima-se que 7,3 milhões de m³ por ano de água da chuva são coletados. Isto representa 8% do consumo total local de água.

E eu com isso?

Diante desse cenário mundial, nós no Parque Estadual de Vila Velha, captamos a água da chuva e a armazenamos em uma represa no próprio parque. Legal, né?

Sim, nós temos orgulho de, além de sermos o primeiro parque estadual do Paraná, sermos também ambientalmente responsáveis.

Após essa captação, a água é utilizada para lavar as calçadas do parque e sua estrutura. E além disso, essa água também é utilizada para o combate de incêndios quando ocorrem em regiões próximas de onde está localizada a represa e sua canalização. Nosso compromisso não é só com o meio ambiente, mas também com a sociedade, pois temos muito respeito pela nossa história, que já conta 70 anos, e também com os recursos naturais.

E já que você está por aqui, aproveite para saber mais sobre uma outra ação que acontece dentro do Parque e que para nós é motivo de orgulho: o Aterro Zero.

Se você ainda não conhece o Parque Estadual de Vila Velha, não perca tempo! Adquira aqui o seu ingresso e venha viver essa experiência!

*Fonte: https://gia.org.br/portal/elementor-4348/

Veja também

13/02/2023

Venha fazer seu ensaio fotográfico no Parque Vila Velha

Aproveite para registrar momentos únicos em meio à natureza e colecionar memórias Ensaios fotográficos (...)

10/03/2021

Torne seu smartphone ou notebook único com wallpapers do Parque Vila Velha

Personalize seu smartphone ou notebook com wallpapers do Parque Vila Velha de forma gratuita. (...)

04/11/2020

Bicicleta, natureza e aventura. Conheça o Cicloturismo do Parque Vila Velha

Um passeio de bicicleta com natureza e aventura por 22 km entre os caminhos (...)