; As furnas do Parque Vila Velha | O que são furnas?
ATRAÇÕES:

UMA DAS PARADAS OBRIGATÓRIAS POR AQUI!

Nosso parque possui 12 grandes buracos no solo conhecidos como Furnas, Dolinas ou Cavernas Verticais. Isso porque fazemos parte da área de afloramento da Formação Furnas, com rochas sedimentares de origem marinha costeira cuja idade é de aproximadamente 400 milhões de anos.

Atualmente, existem cerca de 50 Furnas na região dos Campos Gerais, sendo a maior parte rasa ou pouco desenvolvida. Entretanto, as do nosso parque possuem características únicas. Algumas são secas, outras profundas, uma é mais estreita e outras mais extensas.

Às que possuem água em suas bases revelam uma interconexão subterrânea por um lençol freático, chamado de aquífero Furnas. Por isso, os lagos possuem o mesmo nível de altura na superfície e refletem a rica vegetação do local.

Play

IMPERDÍVEL!

Oferecemos estrutura turística para o visitante contemplar as duas Furnas mais profundas do Paraná (Furnas 1 e 2), com até 100 metros de profundidade. Os imensos paredões da Furna 1, coberto de rica vegetação, serve de abrigo para milhares de Andorinhões de Coleira Falha (Streptoprocne biscutata), que todos os dias oferecem um espetáculo da natureza aos visitantes com suas revoadas ao pôr do sol e ao amanhecer.

Traga sua câmera fotográfica ou celular para registrar as melhores fotos, repelente para não se incomodar com os insetos e filtro solar para se proteger dos raios solares.

Estamos funcionando com 50% da capacidade de visitantes.

O que você precisa saber:

  • Possui acessibilidade especial:

    Não

  • SEM RESTRIÇÃO DE IDADE

  • Nível de dificuldade

    Leve